segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Síntese Histórica de Cotiporã

O município de Cotiporã localiza-se na Encosta Superior do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, à 600 metros acima do nível do mar, com uma área de 172,38Km². Região Serrana de clima subtropical, distante 158Km da capital do Estado, Porto Alegre.
O limnociclo da região de Cotiporã compreendem o rio das Antas e o Rio Carreiro e seus afluentes, o arroio Vicente Rosa, Retiro, Leão, Sapato, Sapatinho, Arroio Inferno e diversos córregos.
A formação rochosa origina-se de derrames basálticos na era mesozoica, período cretáceo, a aproximadamente 136 milhões de anos.
A textura da rocha caracterizada por uma granulação fina com aspecto maciço. Entre os minerais associados às rochas vulcânicas da formação Serra Geral, à qual pertence esta região, destacam-se o quartzo, feldspato e mica, entre outras.
A unidade de mapeamento do solo de Cotiporã é o Ciríaco-Charrua, ou seja, solos ciríacos associados aos solos charruas. É classificado como brunizem avermelhado, raso, de textura argilosa, relevo forte ondulado e tem como substrato, o basalto.
No início a área de Cotiporã era quase toda coberta com florestas de pinheiros. Com a chegada dos imigrantes esta cobertura foi diminuindo gradativamente sendo substituído por pastagens e plantações restando pouco mais de 15% da cobertura original. Mas, nas décadas de 60 e 70 a mata voltou a crescer consideravelmente, devido ao êxodo rural.
A flora era composta pelas seguintes espécies, o pinheiro (araucária), canela, erva-mate, cambuís, pinho, bracatingas, guamirins, camboatás, araçás e outros.
Quanto à fauna, infelizmente não são mais encontradas certas espécies de animais, pois deixaram de existir no município. Restam ainda alguns exemplares de antas, tamanduás, queixadas e leões baios. Outras espécies em menor número se proliferam como é o caso dos tucanos e lontras.
Sua ocupação populacional deveu-se aos imigrantes Italianos (Vicentinos, Trevisanos e Belunenses) na sua maioria, mas também importante contribuição de famílias polonesas, alemãs e do elemento negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário