domingo, 1 de dezembro de 2013

Capelas Interioranas do Município de Cotiporã

NOSSA SENHORA DE PEDANCINO
LINHA CONSELHEIRO REBOUÇAS

A origem desta capela remonta aos anos de 1890-1891, quando imigrantes italianos vindos principalmente de Feltre, Fonzaso, Fastro, província de Belluno e de Enego, Vicenza e outras províncias da região do Vêneto, povoaram os lotes da Linha Conselheiro Rebouças.
A fé católica levou os primeiros moradores das Colônias a construírem a primeira igrejinha e desde a formação da capela sempre foi dedicada a Nossa Senhora do Pedancino. Pelo ano de 1917, erguem uma igreja de madeira bem mais moderna que a primeira. Uma imagem de Nossa Senhora do Pedancino, é adquirida, vinda de São Paulo. A mesma foi reformada na década de 60. A atual igreja do Pedancino, já de alvenaria, foi construída em 1981, com a colaboração de todos os sócios.
A construção de um salão de material de alvenaria amplo foi mais tarde melhorado. O cemitério teve início na década de 1900.
A Comunidade de Nossa Senhora do Pedancino, sempre foi muito numerosa, tendo uma agricultura forte, principalmente no cultivo do tungue, erva-mate e criação de gado. Na última década houve um declínio, pois muitas famílias, seguindo o fenômeno atual, se deslocaram do meio rural para o urbano, principalmente de Veranópolis.

Igreja da Capela Nossa Senhora do Pedancino
Salão da Capela Nossa Senhora do Pedancino
Integrantes do grupo em frente à Igreja
CAPELA NOSSA SENHORA DO CARAVÁGGIO
LINHA BRASIL

A capela de N. Senhora do Caravággio é a mais próxima da sede do município de Cotiporã e foi surgindo a partir da ocupação dos lotes rurais de n° 20 a 22 da Linha Brasil da Colônia Alfredo Chaves, nos anos de 1887.
Antes de escolher o atual local da Capela de Caravággio, os moradores fizeram a tentativa de estabelecer-se em lote rural na época pertencente à Constansso De Marco. Como o solo era impróprio para o cemitério, a um metro de profundidade encontraram uma extensa laje de pedra (lajão), resolvendo então construir o cemitério, igreja e salão onde se encontra hoje. A pequena igrejinha de madeira deu lugar à atual igreja de alvenaria. Por situar-se próximo a Cotiporã (sede) a capela N.S. do Caravággio apresenta grande potencial agrícola e turístico, festa de N.Srª. do Caravággio, casa antiga (a recuperar) de Armando de Marco e o futuro Centro-Hotel da Associação Cultural Paludo, certamente com tudo isto a comunidade experimentará no futuro grande desenvolvimento turístico, cultural e agro-industrial.


Igreja da Capela Nossa Senhora do Caravággio
Salão da Igreja da Capela Nossa Senhora do Caravággio
CAPELA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
LINHA BRASIL

O histórico da Capela Nossa Senhora de Fátima, está certamente ligado à história da capela de N.S. do Caravággio pela sua proximidade e localização.
A Comunidade da Fátima (Zona Rio Carreiro) iniciou seu processo de formação comunitária em 1º de março de 1953, quando os moradores do vale do Carreiro a oeste de Cotiporã, cansados de transportar a instituição/escola de um lugar para outro, ora no Caravággio, em cima do morro, ora no Carreiro, no vale do mesmo, obtêm a licença para estabelecer sua própria escola. Assim divididos, cada localidade tem a partir de então sua própria escola. Este fato amadurece também a ideia de ter a sua própria Capela.
A capela Nossa Senhora de Fátima nunca possuiu cemitério. Utilizam o cemitério que formaram junto, nos primeiros tempos, da Capela de Nossa Senhora do Caravággio ou mesmo o cemitério Público Municipal.

Igreja da Capela Nossa Senhora de Fátima
Salão da Capela Nossa Senhora de Fátima 
Integrantes do grupo em frente à Igreja

CAPELA NOSSA SENHORA AUXILIADORA
LINHA BRASIL

A comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, também conhecida por Santa Lúcia, iniciou sua história por volta de 1888-1890, quando se estabeleceram imigrantes italianos nos lotes rurais de n° 1 a 20 aproximadamente, da Linha Brasil. A pequena igreja de madeira acolhe Nossa Senhora Auxiliadora como padroeira. A pequena madona estátua foi buscada pelos imigrantes a pé em Bento Gonçalves, na época Dona Isabel por Vicenzo De Gasperin e Giusepe Tres.
A atual capela foi construída no ano 1946 por ocasião da inauguração (02 de setembro). A imagem de Santa Lúcia foi doada e é a protetora dos olhos. O estilo, a arquitetura, os quadros da Via Sacra antiga no interior da pequena igreja, causam admiração a todos que visitam este templo de orações. A via sacra antiga é muito bonita e foi doada pela igreja matriz de Cotiporã, já que esta recebera uma nova. O que prevalece é a união da comunidade.
Hoje se descortina belo vale do Rio das Antas no lado leste e abriga extensos parreirais bem como grandes plantações de cítricos, pêssegos e ameixas. A comunidade e o local tem grande potencial turístico também pela beleza de sua igreja e a farta gastronomia.
Integrantes do grupo em frente à Igreja da Capela Nossa Senhora Auxiliadora
Salão da Capela Nossa Senhora Auxiliadora

 CAPELA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
LINHA BRASIL

A Comunidade do Sagrado Coração de Jesus iniciou sua história como capela/comunidade, diferentemente de muitas outras capelas que tiveram início com a chegada dos primeiros imigrantes que se estabeleceram ao longo das linhas (travessões) da Colônia de Alfredo Chaves. Durante anos a prática fez aumentar os fiéis e também a ideia da construção de uma igreja. A comunidade de Sagrado Coração de Jesus em 1971 constrói o salão de festas e um pequeno quiosque de madeira e palha que em dias de festas servia como local de venda dos doces e sobremesas, original, único na Paróquia de Cotiporã é era atração turística da localidade.
Hoje a comunidade dedica-se ao cultivo da citricultura e viticultura; com grandes possibilidades turísticas, esperando-se que realmente a comunidade do Leão, como é conhecida, possa alcançar este objetivo.


Igreja da Capela Sagrado Coração de Jesus
Salão da Capela Sagrado Coração de Jesus
Integrantes do grupo em frente à Igreja 
Fonte: livro ainda não publicado, “Cotiporã e sua história”, de autoria do Professor Ambrósio Giacomini e Dalmo Scussel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário