domingo, 1 de dezembro de 2013

Capelas Interioranas do Município de Cotiporã

CAPELA SÃO ROQUE
LINHA RIO GRANDE DO SUL

Os primeiros imigrantes italianos chegaram aos lotes da capela São Roque em 1888, eram 36 famílias. Quando chegaram abriram uma clareira no meio da mata virgem, construiram um pequeno rancho e procuraram sobreviver daquilo que a natureza lhe oferecia como frutas nativas, caça, pinhão, etc. Após vencer as primeiras dificuldades, com o conhecimento arquitetônico trazido da Itália, os imigrantes constroem porões de pedra e em cima destes uma casa ampla, sempre separando a cozinha do restante do casario, isto para evitar a destruição total caso ocorresse incêndio provocado pelo fogo mantido no lampião ou fogão junto à cozinha.
Logo também, por volta de 1896, foi construída a capela, esta dedicada a São Brás. E por causa da distância, algumas famílias decidiram construir outro oratório, esta dedicada a São Luís. As imagens tanto de São Brás quanto a de São Luís vieram da Itália. Mais tarde os moradores resolveram então concentrar-se todos juntos na igreja de São Brás, assim a igreja de São Luís foi desmanchada e a imagem do mesmo levada em procissão até a capela de São Brás. Assim a capela de São Brás permanece de pé até por volta de 1962, quando construíram a igreja atual. 
A benção da nova igreja aconteceu com missa e festa celebrada pelo Pe. Olívio Bertuol, pároco da época.
Na paróquia já havia outra capela cujo padroeiro era São Brás, esta se localizava na Linha Júlio de Castilhos, e por sugestão do vigário Pe. Fábio Piazza, a comunidade de São Brás, Linha Rio Grande do Sul, de comum acordo resolvem trocar de padroeiro. A partir de 16 de agosto de 1970, a antiga São Brás passa a ser chamada de Capela São Roque. O sino que convida as famílias para as missas, reza do terço, festas, foi trazido da Itália por volta de 1896. 
O pequeno salão da comunidade era de madeira, somente em 1971, a comunidade constrói um salão de alvenaria ampliado.
A preocupação com a educação dos filhos, fez com que os imigrantes encaminhassem os mesmos até a sede do distrito, Monte Vêneto, ou desloca-los até a comunidade vizinha, Capela Nossa Senhora do Rosário, onde já existia uma pequena escola. Oficialmente a primeira escola da comunidade foi criada em 1º de março de 1925, recebendo o nome de Escola Municipal João de Souza. Em 1970, foi construída uma nova escola, que em 02 de janeiro de 1973, conforme o decreto municipal nº 770 passou-se a denominar Escola Municipal Affonso Gallina e daquela época em diante a escola iniciou e reiniciou suas atividades conforme houvesse clientela. Atualmente a escola está fechada.
Tiveram muitos fatos marcantes das pessoas que se estabeleceram na Linha Rio Grande do Sul, capela São Roque, entre eles se destacam o empreendedorismo, e o desenvolvimento da pecuária leiteira. Junto a estas famílias surgiu também um dos primeiros moinhos e foi instalado um dos primeiros alambiques de Monte Vêneto.    
Igreja da Capela São Roque
Salão da Capela São Roque
Integrantes do grupo em frente à Igreja

CAPELA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
LINHA ALMIRANTE TAMANDARÉ

A capela Nossa senhora do Rosário, Linha Almirante Tamandaré, surgiu por volta do ano de 1917, quando moradores do topo dos vales do rio carreiro e do rio das antas resolveram estabelecer, com apoio do Pe. Eugênio Medicheschi, uma nova Capela.  
No lote rural de n° 14 da Linha Marechal Floriano Peixoto foi construída a primeira capela de madeira, onde se localiza hoje o salão de festas da comunidade.
Por volta do ano de 1936, a escola Tamandaré funcionava em casa particular e atendia jovens da própria capela, de São Marcos, Linha Tamandaré, antigo São Brás, hoje São Roque da Linha Rio Grande do Sul.
Em 14 de abril de 1940 é inaugurada a Igreja de alvenaria (localizada atualmente a esquerda do salão comunitário) com a benção do Pe. Aneto Bogni, vigário da paróquia. Alguns sócios da comunidade contribuíram com a mão-de-obra e certo valor em dinheiro para a construção da igreja. A areia foi retirada das margens do rio das Antas, e trazida com os burros até a construção.
Para atender as necessidades das famílias, uma nova e moderna, bela e ampla igreja é idealizada, onde suas obras iniciaram do dia 26 de março de 2000. Esta foi inaugurada no dia 25 de março de 2007 com a presença e benção do Bispo D. Paulo Moretto e do recém vigário Pe. Adelar Adolfo Zanette, além de autoridades como Prefeito Municipal, Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Vereadores, acompanhados de inúmeros visitantes que prestigiaram mais esta conquista da comunidade Nossa Senhora do Rosário.
Igreja da Capela Nossa Senhora do Rosário
Igreja da Capela Nossa Senhora do Rosário
Salão da Capela Nossa Senhora do Rosário

CAPELA SÃO MARCOS
LINHA ALMIRANTE TAMANDARÉ

A comunidade de São Marcos surgiu por volta dos anos de 1888 e 1889, quando nos vales do Rio Carreiro se estabeleceram os imigrantes italianos, vindos da comuna Ponte d’ Piave e Província de Treviso.
Por volta de 1893 construíram a pequena igreja de madeira e ao lado o pequeno cemitério.
         Na segunda metade do século XX, os moradores da Linha Álvaro Chaves passaram a construir nova comunidade-igreja, a capela Nossa Senhora do Rosário. Com a divisão em duas capelas, igrejas, São Marcos ficou reduzida a poucas famílias.
         As famílias continuaram realizando suas festas do padroeiro na pequena igrejinha, e no pequeno salão reúnem-se apreciadores do jogo da bocha, saboreavam o brodo e pinhões sapecados na chapa.
Na década de 30, no vale do Rio Carreiro os filós de São Marcos, a luz de “ciaretti” e lampiões eram muito concorridos.
Em 01 de março de 1964, foi fundada a Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Carlos Gomes, tendo suas atividades no próprio salão da comunidade e durante uma década alfabetiza os jovens da comunidade. Em 06 de setembro de 1973, a escola fecha por falta de clientela.  
Em 1990, sentem a necessidade da construção de um novo salão e de usufruir da energia elétrica para suas residências.
Atualmente, os poucos sócios dão vida a comunidade, onde recebem colaboração dos antigos moradores e da comunidade vizinha Nossa Senhora do Rosário para a tradicional festa de São Marcos, que acontece sempre no fim do mês de abril. 


Integrantes do grupo em frente à Igreja da Capela São Marcos
Salão da Capela São Marcos
Fonte: livro ainda não publicado, “Cotiporã e sua história”, de autoria do Professor Ambrósio Giacomini e Dalmo Scussel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário