quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Correio

20 de junho de 1912
Sr. Luiz da Silveira, responsável pelos Correios no Rio Grande do Sul, assina ofício nº440 nomeando Sr. André Tonial como primeiro Agente Postal de Monte Venêto.
26 de junho de 1912
Chega a Monte Venêto ofício nº 481, com termo de posse do Sr. André Tonial e a designação do Hotel Tonial, como local de prestação dos serviços de Correio.
Na época, o serviço consistia em captar e entregar correspondências, as quais eram transportadas em malotes no lombo de cavalos pelo estafeta Sr. Colombo Fellini até a localidade de Alfredo Chaves, hoje no município de Veranópolis.
30 de setembro de 1929
Com a morte Sr. André Tonial, os Supervisores Gerais dos Correios realizam inventário, concluindo excelência no serviço prestado. Sendo assim, conforme ofício nº 826 assinado por Sr. Oscar Leyrand, responsável pelos correios do Rio Grande do Sul, a Viúva, Sra. Thereza Fellini Tonial recebe nomeação de Agente de Correios dando continuidade aos serviços e sendo auxiliada pela neta Iria Valentina Dall’Ago.
Sr. Osório Fellini assumo de estafeta, substituindo o pai no trabalho, árduo e diário, superando todo tipo de intempéries, até o momento em que o Sr. Leopoldo Bósio compra o primeiro ônibus para transporte de passageiros de Cotiporã, e assim passa a transportar as malas postais.
1936
Continuando o trabalho dos avós Iria Valentina Dall’Ago casa-se com Sr. Leopoldo Bósio, e passou a ser a responsável pelos correios, transferindo a agência para sua residência, e contando com ajuda do ex-estafeta Sr. Osório Fellini até o casamento do mesmo, que passa a residir em outra da cidade passando seu trabalho de auxiliar para a Sra. Roseli Bósio Scarton.
23 de março de 1970
Os serviços de correios telégrafos passam a ser de responsabilidade da subprefeitura de Cotiporã na gestão subprefeito Sr. Victorino Angelo Dal Molin, sendo autorizado pelo Sr. Nadyr Mario Pelegrino Peruffo, então Prefeito Municipal de Veranópolis.
1974
Toma posse como Prefeito de Veranópolis, o Sr. Lirio Soares, que nomeia a Sra. Adelina Ozana Grando Zanette, esposa do sub-prefeito de Cotiporã, Sr. Paolo Doilio Zanette, para prestar os serviços de Correios. Assim, o posto passou para a casa do sub-prefeito, na Rua Angelo Paganin, 130.
1978 à 1982
O posto de correios situou-se na Rua 10 de novembro, 35, anexo ao Bar de Antonio e Aricela Scarton, sendo o filho do casal, Valter Scarton, responsável pela prestação dos serviços, atendendo também aos domingos pela manhã, quando as pessoas se dirigiam à sede para participar da missa e retirar correspondência no posto de Correios.
1982
Com a emancipação de Cotiporã, o posto de correios ficou de responsabilidade da Prefeitura Municipal, instalada na Praça Maurício Cardoso, 58, com atendimento prestado pelo Sr. Valter Scarton.
Com a transferência da prefeitura Municipal, para a Rua Bento Golçalves, 44, o posto acompanhou o deslocamento, e os serviços passaram a ser prestados pela servidora municipal Sra. Marta Zanette.
17 de maio 1985
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, cria agências próprias em todos os municípios brasileitos. Em 1985, através da OSP 087/85, o Diretor Regional do Rio Grande do Sul, Sr. Luciano Seixas Neves, criou a Agência de Correios e Telégrafos de Cotiporã.
A agência própria passou para Av. Independência, 478, casa de propriedade da família Fellini sendo nomeado o Sr. Eluir Davanzo, natural de Nova Prata, para responder pela unidade.
10 de março de 1987
Após concurso público, o Sr. Gilmar José Marson assume a Agência de Correios de Cotiporã, e o antigo servidor é transferido para Nova Prata, sua cidade natal.
2012
A agência de Correios encontra-se na Rua Silveira Martins, 11, com equipe formada por: Gilmar José Marson, Vanderléia Longaretti Scussel, Janete Loreni Bettio.

Aluna Integrante do Projeto, juntamente com a funcionária Vanderléia Longaretti Scussel

Aluna integrante do Pojeto, juntamente com o funcionário Gilmar José Marson

Fonte: O material para pesquisa fora disponibilizado pela funcionária, Vanderléia Longaretti Scussel

Nenhum comentário:

Postar um comentário