terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cia Municipal de Teatro Arte in Cena

A Cia de Teatro Arte in Cena surgiu em 2009, primeiramente com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.
No ano de 2010 através de uma parceria entre a Secretaria De Turismo e Cultura e o Centro cultural de Cotiporã, foi criado a Cia Municipal de Teatro Arte in Cena.
Em 2012 o grupo de Teatro passou a integrar diretamente a pasta da Secretaria de Turismo e Cultura, sendo mantido através de rubricas específicas.
A Cia de teatro consiste numa iniciativa idealizada e planejada pela professora de Artes Plásticas e Teatro Adriana Titon Balotin, que desde 1996 aposta no teatro como aliado da educação, na comunidade. Tendo o apoio municipal, destacando a atenção especial da administração do prefeito José Carlos Breda em colaborar e engrandecer este grupo que já é marca da cidade na região.
O Arte in Cena destacou-se em vários festivais, bem como apresentou-se em várias cidades  da região e do Estado levando a Cultura, a Arte e a História de nossa terra há vários lugares, divulgando o município e  sensibilizando as pessoas por meio da arte.   
O principal objetivo deste grupo é promover exercícios e técnicas teatrais a fim de ampliar as percepções sensoriais ( ver, ouvir e sentir) proporcionando o contato com a experiência da fruição artística, desenvolvendo capacidades e habilidades expressivas, bem como o conhecimento do corpo, da voz e do movimento dos participantes. Busca-se consolidar o teatro no Município de Cotiporã, mostrando os talentos da comunidade por meio de atividades culturais e montagem de textos teatrais.
Atualmente o grupo conta com dezessete participantes que se reúnem semanalmente desenvolvendo oficinas e ensaios de teatro.
Nestes anos, o grupo montou e criou vários trabalhos apresentados para mais de vinte mil pessoas, em mais de duzentas performances.
Merecem destaque algumas das montagens realizadas pelo grupo:
ü  “A Gênese contada inversamente”;
ü  “A Via- Sacra” na Praça de Cotiporã;
ü  “Ploc, a borboleta mais linda que já vi;”
ü  “A  Colcha de Retalhos”;
ü  “Naneto Pipeta”.
ü  “O Pequeno Imperador”;
ü  “Romeu e Julieta”
ü  “ A Santa Ceia;
ü  “ O Analista de Bagé”;
ü  “ O Auto da Compadecida”;
ü  “ o Menino que virou história”;
ü  “Ari Areia, Um grãozinho apaixonado”;
ü  “A comédia da esposa muda”;
ü  “As dez mais do córtex cerebral”;
ü  “Notícias da Província”
O teatro está profundamente ligado à Educação, podendo proporcionar experiências que contribuam para o crescimento integrado do ser humano.


Prefeito Municipal de Cotiporã V. Exª José Carlos Breda e Coordenadora do grupo Sr.ª Adriana Titon Balotin
O Auto da Compadecida

Notícias da Província
Romeu e Julieta
Via Sacra
Esquete sobre a colonização de Cotiporã
Fonte: O material para pesquisa fora disponibilizado pela Coordenadora da Cia Municipal de Teatro, Senhora Adriana Titon Balotin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário