quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber

A história da educação ofertada pela rede municipal de ensino do município de Cotiporã inicia-se a partir da década de 1940, com a criação de escolas multisseriadas, as quais estavam instaladas no interior do município e atendiam alunos residentes na zona rural e urbana.
Até dezembro de 2003, o município atendia os alunos da zona rural em suas próprias comunidades e, contava, portanto, com vinte e duas escolas multisseriadas. Em 2004 essas escolas foram nucleadas dando origem a um educandário chamado de Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber, cujo nome foi escolhido por meio de um concurso. O vencedor do nome da escola foi o senhor Everaldo João Moretto.
Iniciava-se neste ano a história da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber, que por não ter prédio próprio atendeu seus alunos em prédio cedido pela empresa de Jóias Guindani, na Rua Padre Eugênio Miecnikevski.
A Escola Municipal começou a funcionar com turmas de 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental nos turnos da manhã e tarde. Para atender a esses alunos a escola contava com a Direção da professora Fernanda Maria Wearich Belitzki, oito professoras e o auxílio de duas funcionárias.
Em 12 de maio de 2005 foi inaugurado o atual prédio da Escola Municipal, durante a administração do Prefeito Constante David Bianchi. O novo estabelecimento de ensino contava neste ano com a direção da professora Cleunice Baggio De Marco.
A escola atende alunos provenientes da área urbana e rural, de origem migrante, procedentes de outras cidades e estados que vieram para cá a fim de trabalhar com seus familiares na agropecuária, comércio e indústrias do município.
Atualmente a Escola Municipal oferece ensino fundamental de Séries Iniciais e Finais contemplando alunos do 1º ano à 8ª série. O educandário dispõe de um grupo docente composto por 26 professores, secretária, monitora, nutricionista, psicopedagoga, merendeira, duas auxiliares de limpeza e uma equipe diretiva composta pela diretora Maritana do Carmo Giordani Titton, vice-diretoras Fabiane Brunoni e Lilian Zechin, e coordenadoras pedagógicas, Sandra Guidolin e Aline Moreschi Vivan.


Alunas integrantes do projeto, juntamente com a Diretora, Maritana do Carmo Giordani Titton
Fonte: Acervo da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário