quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Lions Clube de Cotiporã

O Lions Clube Internacional é uma ONG (Organização Não Governamental) fundada em 1917 pelo americano Melvin Jones. É a maior ONG do mundo, com 1.300.000 associados, em mais de 200 países, tem como lema: SERVIR.
         O Lions não tem fins lucrativos, visa SERVIR a comunidade, especialmente os mais pobres e em situações de risco, investe principalmente na saúde. A amizade é cultivada como um fim, não como um meio. Tem Estatutos e Código da Ética bem definidos. É proibido debater nas reuniões, “política partidária” e “religião”. Tem um Presidente Internacional, Sr. Joe Greston, e governadores de Regiões. O tratamento entre os associados é CL (Companheiro Leão) tanto para os homens, como para as mulheres. Quase todas as cidades têm um ou mais Clubes de Lions (Leões).
O Lions de Cotiporã foi fundado no dia 27/06/1971, e é legalmente reconhecido, o CNPJ é 00.074.346/0001-34. Tem 33 associados, cada sócio paga uma mensalidade, destinada a fins administrativos. Procuram cumprir com fidelidade o lema.
         Em Cotiporã, o Lions realizam duas grandes promoções beneficentes em cada ano: a pombada (codornada) e a feijoada. Além disso realizam o chá das “domadoras”, nome dado às esposas dos Leões. A renda dessas promoções é totalmente revertida para obras beneficentes. O hospital de Olhos de Passo Fundo é mantido pelos Clubes de Lions. O mesmo acontece com o Banco de córneas de Caxias do Sul.
         O Lions em Cotiporã tem ajudado famílias sinistradas com dinheiro. Distribuem também cadeiras de rodas, geladeiras, aparelhos de TV e etc. Ajudam em consultas com oftalmologistas e tem fornecido óculos. Participam também do Conselho Municipal da Saúde e do Conselho Municipal de Assistência Social. Tem promovido Campanhas de doação de sangue, de medula óssea e segurança no trânsito.
         Infelizmente a população não conhece o Lions, achando que são todos ricos, burgueses que se reúnem para jantares e exibir roupas. Não é nada disso! São pessoas simples, cultivam a amizade, a união e procuram SERVIR fazendo o bem.
         O Lions Clube de Cotiporã está fazendo bonito entre os 76 Clubes do Nordeste Gaúcho. No ano de 2014, tiraram o 2º lugar no Concurso de poesias.
         Os participantes se reúnem na Cantina Di Vêneto duas vezes ao mês para jantar e planejar as atividades. Apoiam a cultura, incentivam o cuidado com o meio ambiente, beneficiam inúmeras pessoas através de suas campanhas, doações e prestações de serviço... Enfim, é uma instituição com uma só preocupação: fazer o bem.

Presidente do Lions CLube de Cotiporã, Sr. José Antônio Borsoi

Alunas integrantes do projeto, juntamente com o Presidente do Lions CLube de Cotiporã

Fonte: O material para pesquisa fora disponibilizado pela Tesoureira do Lions Clube de Cotiporã, Helena Cendron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário