quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cotiporã

No ano de 1984, nascia uma história de lutas e trabalho... que continua, ano após ano, semeando sonhos, colhendo conquistas e preparando o futuro!
A Sindicalização surgiu com o esforço do homem em busca da sua valorização, da conquista de seus direitos e da defesa de seus interesses, possibilitando a busca da humanização e do exercício da cidadania.
A fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cotiporã, ocorreu aos 21 de janeiro de 1984, depois que os tramites legais foram organizados, sua sede passou a ser nas dependências do Salão Paroquial. Tendo como presidente Leodózio Zefferino Paludo e secretário Olívio Paludo, juntamente com os demais membros da diretoria.
De 1º de maio de 1985 a abril de 1991, assume a Presidência o Sr. Olívio Paludo e posteriormente, de 26 de abril de 1991 a 26 de abril de 2000, passa a ser o presidente o Sr. Luiz Roque Falcade.  A partir de 27 de abril de 2000 assume a entidade o Sr. Fernando Gabrielli, que por motivos justificados pediu seu afastamento assumindo então a Sra. Mércia Maria Pessin Fugalli, em agosto do mesmo ano, sendo esta eleita em 2003, reeleita em 2007 e em 2011.
A Sede era no prédio da Prefeitura Municipal, em agosto de 2014, o Sindicato mudou-se para o Centro da Agricultura Familiar, sede própria, que foi conquistada através de emendas parlamentares, contrapartida do Poder Publico Municipal e recursos próprios.
Atualmente o Sindicato possui em torno de 650 Associados e é uma entidade que está do lado do trabalhador rural, auxiliando, tirando dúvidas quanto as leis trabalhistas, à seus direitos, buscando através da sindicalização, formar uma parceria forte, procurando beneficiar o agricultor em todos os sentidos.
Conquistas foram atingidas, lutas trabalhistas em defesa do agricultor, sempre foram defendidas com garra e êxito. O STR de Cotiporã, além de defender as bandeiras de lutas ligadas ao movimento sindical, também presta outros serviços e movimenta outras ações ligadas ao trabalhador rural.

Por que ser Associado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais?
Os associados possuem diversos benefícios em trabalhos realizados no Sindicato, como Contratos, Cadastro da Vitícola, Cadastro do Segurado Especial, Cadastro Florestal, Declarações, Imposto Territorial Rural (ITR), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), convênios com Médicos, Dentistas, Farmácias, Advogados, mas esse não é o principal papel do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O beneficio mais importante é ter uma entidade que represente os Agricultores Familiares, conquiste e mantenha seus direitos e permaneça na luta para conquistar sempre mais.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais não trabalha sozinho, é ligado à Regional, à Federação e a Confederação, formando assim o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Em instância Nacional o sindicato conta com a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), com 27 Federações distribuídas pelos Estados brasileiros, as quais somam 3.770 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, num total de 25 milhões de agricultores e assalariados rurais representados no Brasil.
Em instância Estadual, está representada através da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG-RS), representa 396.000 Propriedades de Agricultura Familiar, 200.000 Assalariados e Assalariadas Rurais, 348 Sindicatos filiados.


Na instância Regional, temos 23 Regionais Sindicais que perfazem uma representação de todos os Sindicatos distribuídos por regiões do Estado, a do Sindicato de Cotiporã é a Regional Sindical Serra.


Na instância municipal, o Rio Grande do Sul tem atualmente 348 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados à FETAG-RS.

Por que é importante ter uma Entidade que defenda e represente a Agricultura Familiar?
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cotiporã tem hoje cerca de 650 Associados Trabalhadores da Agricultura Familiar. A agricultura familiar é responsável pela produção de mais de 70% dos alimentos, por isso deve ser reconhecida e valorizada por todos os povos do planeta. No ano de 2014 comemora-se o Ano Internacional da Agricultura Familiar, a ONU (Organização das Nações Unidas), tomou essa iniciativa para reforçar que é a força da gente que trabalha na terra que alimenta o Brasil.
Atualmente a agricultura familiar representa 84% das propriedades agrícolas, mais de 4 milhões de estabelecimentos rurais e mantém 80% dos postos de trabalho e da ocupação da mão-de-obra do campo. Um conjunto de ações e experiências com a agricultura no Brasil demonstra que a agricultura familiar é o meio mais eficiente para conquistar a soberania alimentar no país e no mundo.
Alunas integrantes do projeto, juntamente com a Presidente do Sindicato Sr.ª Mércia Maria Pessin Fugalli

Funcionárias do Sindicato 

Fonte: O material para pesquisa fora disponibilizado pela Secretária do Sindicato de Cotiporã, Inês Storti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário